quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O educador bem sucedido

Uma das questões determinantes para o sucesso profissional de um educador é ser capaz de relacionar-se, de comunicar-se, de motivar seus alunos de forma constante e com competência. Ser simpático, saber entender e ser entendido é a base para uma boa comunicação entre educando e educador, numa sintonia que facilita o trabalho pedagógico.
Uma atitude que facilita este sucesso é um vínculo que desperte o interesse pelos alunos; um bom relacionamento; que sejam afetivos e com essa atitude positiva é captada pelos alunos de forma recíproca, devolvendo-lhes: crédito, confiança, expectativas positivas. Os que pensam ao contrário, encontrarão: sofrimentos, conflitos, mal-estar e os alunos se distanciam, frustam-se em suas expectativas.
São atitudes, as intenções, os gestos, as ações, que facilitam a aprovação ou rejeição dos professores. Daí, ser importante a interação, o desejo de participar, de aprender e de assimilar.
O sucesso pedagógico também depende da maneira, da capacidade de se expressar, tendo competência intelectual, mostrar que realmente sabe, que pode aproximar a teoria da prática.
Outro aspecto de grande valor é o que o professor fala e o que faz.
Ser conruente, faz a diferença. Usando sempre a ética, a emoção, a competência intelectual, torna-o uma pessoa poderosa didaticamente.
Novas técnicas, também despertam interesse e com este, vem o sucesso. Professor que supreenda, que inove, que faça a diferença.
O estudo à distância tem muitas vantagens; valoriza a rapidez a facilidade de manusear a tecnologia; ajuda a motivar os alunos; propricia maior envolvimento. O que facilita é a autonação, os gestos, o professor de participação e acolhimento, dentro dos limites sociais e acadêmicos possíveis.
" O educador não precisa ser "perfeito" para ser um bom profissional". Basta que ele sempre busque e esteja atento a evoluir, a aprender, a ensinar e a aprender. O bom educador é "otimista". Consegue "despertar", "estimular", "incentivar" as melhores qualidades de cada pessoa.

José Manuel Moram

Nenhum comentário: